Projetos
Faz parte do programa Museus, Escolas e Território, da Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional/UFRJ, com apoio do CNPq. O projeto tem como foco principal a colaboração entre o MN-UFRJ, por meio de seu setor educativo – a Seção de Assistência ao Ensino (SAE) – e as escolas públicas de Educação Básica, em especial aquelas do bairro de São Cristóvão e região. Seu objetivo geral consiste em produzir conhecimentos capazes de subsidiar o desenvolvimento de ações que contribuam para que estudantes e professores se apropriem e ressignifiquem os conhecimentos referentes à História, à Arquitetura, ao Paisagismo e à História Natural (fauna e flora) de um dos mais importantes, emblemáticos e populares espaços públicos da cidade do Rio de Janeiro – a Quinta da Boa Vista. O referencial teórico se vincula ao campo teórico, político e prático da Educação Museal, como ferramenta de formação crítica e emancipação social, destacando a importância de interações entre educandos, museus e o patrimônio cultural e natural. As ações a serem delineadas buscarão promover a participação ativa e colaborativa dos sujeitos na produção de novos conhecimentos acerca da Quinta e da construção da memória do Parque. Para tanto, serão desenvolvidas visitas educativas, ações formacionais com professores e elaborados produtos, como mostra online, recursos de acessibilidade, jogos, livros, dentre outros, comprometidas com a acessibilidade, a inclusão e a formação integral dos sujeitos. Busca-se, por meio deste, mobilizar o trabalho educativo do MN-UFRJ em prol da ampliação do caráter público do Museu Nacional.
O projeto é realizado em parceria com a Associação de Amigos do Museu Nacional (SAMN) e do Programa Jovens Talentos – FAPERJ.
Coordenação: Andréa Costa e Sheila Boas
E-mail: quintamuseu@mn.ufrj.br
Acesse o Blog da Seção de Assistência ao Ensino:
A coleção didático-científica para empréstimo, consiste em exemplares dos principais grupos zoológicos, além de rochas, fósseis e minerais. Todos esses itens estão disponíveis gratuitamente para empréstimo às escolas e/ou instituições científicas e culturais, podendo ser usados para enriquecer e ilustrar palestras, aulas, exposições escolares, entre outras ações educativas. Assim, o material didático é usado para diversos fins educativos, como aulas convencionais, aulas em laboratório, feiras de ciências, exposições, palestras, cursos, projetos e diferentes eventos de divulgação científica. Dessa maneira, o Museu Nacional colabora com outros museus e centros de ciências na esfera nacional, cumprindo seu papel no desenvolvimento de uma consciência científica no campo das ciências naturais e apoio a ações governamentais.
Coordenação: Aline Roberto da Costa
E-mail: colecaodidatica@mn.ufrj.br
O Clube de Jovens Cientistas do Museu Nacional: Ciência na Quinta é um projeto de Educação Museal criado em 2018 e coordenado por educadores museais da Seção de Assistência ao Ensino.Foi premiado em 2018 no IX Prêmio Ibermuseus de Educação e em 2022, o projeto foi contemplado com financiamento pela chamada pública CNPq/MCTI/FNDCT nº 39/2022, à qual integra o programa Museus, Escolas e Território: educação museal e popularização da ciência para transformação social.
O projeto consiste na criação de um clube de ciências, formado por 25 estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de 5 escolas públicas municipais da cidade do Rio de Janeiro, que fazem parte do território compartilhado com o Museu Nacional. Tem como objetivo promover a Educação Museal e a Popularização da Ciência junto a jovens de escolas públicas, por meio de atividades relacionadas às áreas de pesquisas do MN. A cada ano, é realizada uma edição que acontece na Biblioteca do Museu Nacional, situada no Horto Botânico, dentro da Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro. As atividades educativas são promovidas pela equipe de coordenação, por técnicos, docentes e discentes dos programas de pós-graduação do Museu Nacional e realizadas em diferentes espaços e de modo diversificado como laboratórios, exposição Museu de Descobertas, áreas externas do Horto Botânico para oficinas e jogos, trabalhos de campo com coletas, visitas às coleções científicas, dentre outros. Conta com parceria da Secretaria Municipal de Educação-SME/RJ, Espaço Ciência Viva e Instituto Mar Adentro
Coordenação: Laís Borges e Aline Miranda
E-mail: ciencianaquinta@mn.ufrj.br
O Clube Literário Encontros é um projeto de extensão da Seção de Assistência ao Ensino em parceria com a Coordenação de Extensão do MN. O projeto desenvolve ações educativas e culturais de incentivo à leitura, buscando um diálogo mais rico e profundo entre o conhecimento científico e as linguagens artísticas, em especial a Literatura. O público alvo é formado por crianças em idade escolar (7 a 11 anos) que participam de encontros presenciais no espaço Estação Museu Nacional localizado no Campus de Ensino e Pesquisa do MN. Os encontros com o público infantil acontecem a cada 15 dias, das 14:30 às 16:30, na sala educativa do espaço expositivo Estação Museu Nacional. Também oferecemos um clube de leitura online voltado ao público adulto onde a cada mês realizamos a leitura de um livro em diálogo com o conhecimento científico produzido no Museu Nacional. Esses encontros acontecem todo último sábado do mês pelo Google Meet das 14:00 às 16:00. As inscrições para o Clube Literário Encontros são realizadas pelo Instagram do projeto @clubeliterarioencontros.
Coordenação: Patrícia Braga do Desterro e Fernanda Lima
E-mail: clubeliterarioencontros@mn.ufrj.br
O projeto oferece visitas mediadas e oficinas educativas de Ciência e Arte na exposição Um Museu de Descobertas sediada no Centro de Visitantes Estação Museu Nacional. As visitas acontecem de terça a sexta-feira em dois horários: 10h e 14h. Às terças-feiras acontecem apenas no horário da manhã (10h). As visitas são oferecidas a grupos de escolas e organizações sociais.
Coordenação: Patrícia Braga do Desterro e Fabiana Maria de Oliveira Nascimento
E-mail: museudedescobertas@mn.ufrj.br
Conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Chamada CNPq/MCTI/FNDCT nº 39/2022 – Linha 3 – Divulgação científica e educação museal em espaços científico culturais).
O mesmo visa promover a educação museal e a popularização da ciência junto a estudantes de escolas públicas situadas no território compartilhado com o Museu Nacional; Fortalecer os vínculos estabelecidos entre o Museu Nacional e a comunidade do território; Potencializar o uso educacional da Quinta da Boa Vista a partir do diálogo entre os múltiplos saberes mediados por diferentes agentes/instituições/espaços, visando a promoção de intervenções efetivas no território; Promover, por meio de visitas educativas, o acesso de estudantes da Educação Básica de escolas públicas aos museus de ciência situados na Quinta da Boa Vista; Promover a formação inicial e continuada de educadores museais fundamentada pelas noções de colaboração, participação e acessibilidade; Promover um espaço de expressão e troca de experiências entre clubistas e cientistas convidados, por meio da produção de podcasts que visem a popularização de diferentes temas da ciência.
Contempla ações dos projetos “A Quinta como Museu: Educação Museal, Musealização e Território” e “Clube de Jovens Cientistas do Museu Nacional: Ciência na Quinta”.
Coordenação: Andréa Costa, Aline Miranda, Laís Borges e Sheila Boas.
Acesse o Blog da Seção de Assistência ao Ensino: