Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Apresentação

O MN/UFRJ desempenha um papel fundamental na popularização da ciência no país por meio do seu vasto acervo que abrange coleções Antropológicas, Arquivísticas, Bibliográficas, Biológicas, Didáticas, Geopaleontológicas e Histórico-artísticas. Esse acervo não apenas preserva a história, mas também impulsiona continuamente pesquisas, publicações, exposições, eventos, atividades educativas e socioculturais, fomentando a renovação do conhecimento científico e cultural.

A história de constituição do acervo de história natural e antropologia do Museu Nacional/UFRJ é singular e rica em significado histórico-científico. Ela remonta à Casa dos Pássaros, aos minerais da Coleção Werner, às peças etnográficas provenientes das províncias do Brasil colonial e aos objetos de arte e da antiguidade doados pela família real, como a Coleção Teresa Cristina e a Coleção Egípcia de D. Pedro II.

Com a incorporação do Museu Nacional à UFRJ, em 1946, as coleções ganharam robustez científica, principalmente por meio das expedições de campo, das coletas realizadas pelos pesquisadores e, mais tarde, com a interação com os projetos de estudantes dos cursos de pós-graduação. Esse processo contínuo de ampliação do acervo impõe desafios crescentes, sobretudo no que diz respeito à tecnologia, para o processamento, a preservação e a difusão do acervo.

Em 2019, foi criada a Diretoria Adjunta de Coleções, responsável por coordenar a integração das atividades curatoriais e buscar soluções técnicas em diálogo com a Direção e a Comissão de Coleções, entidade colegiada consultiva com representação dos departamentos e setores envolvidos nas atividades curatoriais.

Um dos frutos dessa cooperação institucional é esta Política de Gerenciamento de Coleções do Museu Nacional/UFRJ (PGCMN), documento que estabelece diretrizes gerais para o gerenciamento das coleções, incluindo mecanismos e fluxo de governança com definições de atribuições e responsabilidades. Este documento serve como guia para os diversos agentes que atuam diretamente com o acervo, bem como para a tomada de decisões estratégicas, sempre em conformidade com o organograma e demais políticas institucionais.

A elaboração dessa Política contou com a participação de docentes, técnicos e colaboradores externos, que, organizados em um Grupo de Trabalho, pesquisaram referências, marcos legais e bibliografia, consolidando as discussões em um documento amplamente divulgado para análise e sugestões. É importante destacar que a PGCMN está diretamente relacionada ao Manual de Boas Práticas para o Gerenciamento de Coleções, documento que traz um detalhamento dos diferentes processos que permeiam as atividades curatoriais do Museu Nacional/UFRJ.

Acesse aqui a Política de Gerenciamento de Coleções.

ESTE SITE ESTÁ EM CONTRUÇÃO

Clique no botão abaixo para acessar o site atual

Acessar o conteúdo