Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nas Asas da Ciência – um voo pelas Ilhas Cagarras

compartilhe

Nas Asas da Ciência – um voo pelas Ilhas Cagarras

O Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras) é uma Unidade de Conservação (UC) federal de proteção integral, criada em 2010, fica ao sul da Praia de Ipanema e abriga espécies endêmicas, raras, ameaçadas de extinção e também novas para a ciência. Abrange seis ilhas e ilhotas e mais a área marinha no raio 10 m de cada, protegendo ecossistemas terrestres e marinhos reconhecidos internacionalmente pela importância à conservação da natureza.

A mostra trouxe cerca de 50 exemplares de diferentes espécies e grupos zoológicos da Coleção Didático-Científica da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional/UFRJ. Foram expostas espécies marinhas como caranguejos, conchas, corais, esponjas e estrelas-do-mar, um peixe Mero com mais de 1 m de comprimento, doado pelo Projeto Meros do Brasil, e uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) de quase 50 kg, encontrada no entorno das Ilhas Cagarras por pescadores artesanais da Colônia de Copacabana, preparada por profissionais do Laboratório de Taxidermia do Museu Nacional. Outros exemplares taxidermizados foram destaque, como as duas aves marinhas mais emblemáticas da Unidade de Conservação, o atobá-marrom e a fragata; Além disso, foram expostos duas espécies de bromélias típicas do conjunto de ilhas, disponibilizadas pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e modelos de artefatos arqueológicos, como machados de pedra polida e cerâmicas, encontrados no alto da Ilha Redonda, que registram a presença indígena tupi-guarani no local desde o século 15.

“As Ilhas Cagarras têm grande valor paisagístico, cultural e ecossistêmico para os moradores do Rio de Janeiro e para os turistas que visitam a cidade. Grande parte dos voos que chegam e partem da cidade sobrevoam esse cartão postal natural. O público ter á a oportunidade de contemplar a rica biodiversidade da região, conhecer uma parte singular da História Indígena do Brasil e se aproximar dos resultados científicos produzidos por diversas linhas de pesquisa na Unidade de Conservação”, explica o pesquisador Fernando Moraes , um dos organizadores da exposição.

Galeria de fotos

Exposição de curta duração foi uma iniciativa do Museu Nacional/UFRJ, em parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Projeto Ilhas do Rio, o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico e a Colônia de Pescadores Artesanais de Copacabana (Z-13), com o apoio das empresas Ecossis e Emob.

Local: Aeroporto Santos Dumont
Saguão de desembarque
Período: 22/12/2021 – 20/02/2022
ESTE SITE ESTÁ EM CONTRUÇÃO

Clique no botão abaixo para acessar o site atual

Acessar o conteúdo