Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Horto Botânico

Fotos: Diogo Vasconcellos (MN/UFRJ)

O Horto Botânico (HB) foi anexado ao Museu Nacional em 30 de setembro de 1896, passando a constituir umas das áreas da instituição. Ele é tombado pelo IPHAN, desde 1938, devido ao seu valoroso conjunto paisagístico que possui uma extensão de mais de 33.000m², abrigando importante área verde com 21.632m², dividida em 44 canteiros, nos quais estão cerca de mil e trezentas árvores, arbustos e palmeiras, totalizando em torno de quatrocentas espécies de plantas pertencentes à flora brasileira de diversos ecossistemas, além de espécies exóticas e em extinção.

O HB desempenha importante papel na conservação da biodiversidade, pois além de manter uma coleção de espécies vegetais, constitui-se como centro didático educativo e de sensibilização do público quanto à utilidade e ao valor dos recursos vegetais. Para o Museu Nacional, o HB funciona inclusive como área de estudo a céu aberto para pesquisadores e estudantes, em especial do Departamento de Botânica, e espaço para o ensino de estudantes de iniciação científica, graduação e pós-graduação. A área abriga, ademais, atividades de extensão que incentivam o público a conhecer e usufruir de um horto.

Além dessa importante área verde, o HB também se caracteriza por ter, em sua história mais recente, edificações construídas para atender as demandas acadêmicas e científicas do museu. Entre as principais edificações, destacamos o prédio de ensino que abriga salas de aula para os cursos de pós-graduação da instituição; o prédio do Departamentos de Vertebrados, construído em 1990; o prédio do Departamento de Botânica, idealizado e projetado pelo arquiteto Glauco de Oliveira Campelo (ex-presidente do IPHAN), em 2005; e a Biblioteca Central, que está entre as quatro maiores bibliotecas da UFRJ e é referência nacional e internacional, com mais de 500 mil volumes sobre ciências naturais e antropológicas. Essas edificações garantiram a preservação dos acervos que não se localizavam mais no paço quando do incêndio em 2018.

Fonte: texto adaptado do livro “Museu Nacional: passado, presente e futuro”.

Para saber mais sobre o Horto Botânico, leia o capítulo “Dos Verdes Caminhos ao Mar de Livros” da publicação “Museu Nacional: passado, presente e futuro”

Clique na imagem para baixar a Publicação
ESTE SITE ESTÁ EM CONTRUÇÃO

Clique no botão abaixo para acessar o site atual

Acessar o conteúdo