Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Palácio de São Cristóvão

O Museu Nacional tem por missão: “Descobrir e interpretar fenômenos do mundo natural e as culturas humanas, difundindo o seu conhecimento com base na realização de pesquisas, organização de coleções, formação de recursos humanos e educação científica, assim como atuar na preservação do patrimônio científico, histórico, natural e cultural em benefício da sociedade.”

O Museu é uma instituição autônoma, integrante do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculada ao Ministério da Educação que completou 200 anos em 2018.

Foto da fachada do Museu Nacional e seu entorno. Foto por Roberto da Silva.

MUSEU NACIONAL UFRJ - RIO DE JANEIRO

Um passeio de drone pela área do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista.

Produzido por: Mirante Filmes – Data de publicação: 05/04/2017

MUSEU NACIONAL UFRJ - RIO DE JANEIRO

Um passeio de drone pela área do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista.

Produzido por: Mirante Filmes – Data de publicação: 05/04/2017

Criado por D. João VI, em 06 de junho de 1818 e inicialmente, sediado no Campo de Sant’Ana, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico do país.

Representação da fachada do Museu Imperial em uma matriz litográfica.

Como museu universitário, tem perfil acadêmico e científico. Suas exposições resultam da história da instituição e da excelência de suas atividades de pesquisa e ensino, cumprindo a finalidade precípua de produção e disseminação do conhecimento nas áreas de ciências naturais e antropológicas.

Sala do Antigo Egito contendo múmias e sarcófagos.

De seu acervo destacam-se, em exposição, a coleção egípcia, considerada a maior da América Latina e que começou a ser adquirida pelo Imperador Dom Pedro I. Da Imperatriz Teresa Cristina, podemos contemplar a coleção de arte e artefatos greco-romanos, peças recuperadas, principalmente, nas escavações realizadas em Herculano e Pompéia. As coleções de Paleontologia incluem o Maxakalissaurus topai, dinossauro proveniente de Minas Gerais. O mais antigo fóssil humano já encontrado no país, batizada de “Luzia”, pode ser apreciado na coleção de Antropologia Biológica. Nas coleções de Etnologia temos expostos objetos que mostram a riqueza da cultura indígena, cultura afro-brasileira e culturas do pacífico. E na Zoologia destaca-se a coleção Conchas, Corais, Borboletas, que compreende mostras dos Departamentos de Invertebrados e Entomologia.

Sala da exposição Conchas, Corais e Borboletas.
Pular para o conteúdo