Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Encerradas

A iniciativa foi uma marco no processo de reconstrução do Paço de São Cristóvão, pois permitiu que o público, pela primeira vez após o incêndio de 2018, uma parte do interior do Palácio foi aberta à visitação.

Local: Paço de São Cristóvão – hall de entrada, uma sala à sua esquerda e o pátio da escadaria de mármore.
Período: 02/07/2025 – 28/09/2025
A exposição Museu Nacional Vive contou com três polos: esculturas, memória e minerais. Ela foi realizada em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil e à inauguração da fachada restaurada do bloco histórico do Paço de São Cristóvão e da revitalização do Jardim Terraço.

Local: Paço de São Cristóvão – entorno, Jardim e Sala do Bendegó.
Período: 09/2022 – 03/2023
Exposição de curta duração foi uma iniciativa do Museu Nacional/UFRJ, em parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Projeto Ilhas do Rio, o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico e a Colônia de Pescadores Artesanais de Copacabana (Z-13), com o apoio das empresas Ecossis e Emob.

Local: Aeroporto Santos Dumont
Saguão de desembarque
Período: 22/12/2021 – 20/02/2022
Exposição de curta duração realizada pelo Museu Nacional/UFRJ, com a curadoria da especialista em meteoritos, Profª Drª Elizabeth Zucolotto.

Local: Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Período: 28/11/2019 – 03/2020
Exposição de curta duração realizada pelo Museu Nacional/UFRJ. a mostra tinha como tema os povos indígenas do Nordeste do Brasil, desde o período pré-colonial até a contemporaneidade e teve como curador o antropólogo Profº Drº João Pacheco de Oliveira.

Local: Arquivo Nacional – Rio de Janeiro
Período: 02/10/2019 – 03/2020
Exposição de curta duração realizada pelo Museu Nacional/UFRJ, em parceria com a Caixa Econômica e o SESC-RJ (Serviço Social do Comércio). A mostra apresentou 62 artefatos arqueológicos coletadas em sítios arqueológicos em Itaboraí-RJ, evidenciando a história da região e tendo como núcleo a antiga Vila Santo Antônio de Sá. Além disso, foram apresentadas 11 peças resgatadas dos escombros do Palácio de São Cristóvão com o intuito de mostrar à sociedade o trabalho de recuperação do acervo que vinha sendo feito pela equipe do Resgate de Acervos.

Local: Antiga sede da Caixa Cultural
Período: 03/09/2019 – 08/12/2019
Exposição de curta duração realizada pelo Museu Nacional/UFRJ em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. Entre objetos praticamente destruídos e aqueles que pouco sofreram com as chamas e o calor, ARQUEOLOGIA DO RESGATE apresentou o trabalho incessante da equipe do resgate para devolver ao público todos os remanescentes possíveis do inestimável acervo do Museu Nacional.

Local: Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro.
Período: 25/02/2019 – 29/04/2019
Exposição de curta duração, que teve como curadora a paleontóloga Profª Drª Juliana Manso Sayão, sendo a primeira a ser inaugurada após o incêndio. Ao total, recebeu público estimado em 12.300 pessoas.

Local: Centro Cultural Casa da Moeda do Brasil – Centro, Rio de Janeiro
Período: 16/01/2019 – 03/2020
A exposição “Que baleia é essa?” apresentou ao público um grande esqueleto de baleia cachalote pertencente à espécie Physeter macrocephalus. Esta baleia encalhou na Praia de Curimãs, município de Barroquinha-CE, em 1 de janeiro de 2014. Tratava-se de um animal adulto, do sexo masculino, com 15,7 m de comprimento.

ACESSE O SITE
ESTE SITE ESTÁ EM CONTRUÇÃO

Clique no botão abaixo para acessar o site atual

Acessar o conteúdo