Projetos
Resumo: A coleção didático-científica para empréstimo, consiste em exemplares dos principais grupos zoológicos, além de rochas, fósseis e minerais. Todos esses itens estão disponíveis gratuitamente para empréstimo às escolas e/ou instituições científicas e culturais, podendo ser usados para enriquecer e ilustrar palestras, aulas, exposições escolares, entre outras ações educativas. Assim, o material didático é usado para diversos fins educativos, como aulas convencionais, aulas em laboratório, feiras de ciências, exposições, palestras, cursos, projetos e diferentes eventos de divulgação científica. Dessa maneira, o Museu Nacional colabora com outros museus e centros de ciências na esfera nacional, cumprindo seu papel no desenvolvimento de uma consciência científica no campo das ciências naturais e apoio a ações governamentais.
Coordenação: Fernanda Lima e Igor Rodrigues
Contato: colecaodidatica@mn.ufrj.br
Resumo: O projeto consiste na formação de um clube de ciências formado por estudantes do segundo segmento do ensino fundamental, de escolas públicas municipais da cidade do Rio de Janeiro. As ações são coordenadas por educadores da Seção de Assistência ao Ensino e contam com atividades promovidas por técnicos, docentes e discentes do Museu Nacional relacionadas às exposições e pesquisas do MN e colaboradores externos. O objetivo do projeto é promover a Educação Museal e a Popularização da Ciência, por meio da implementação das atividades educativas. As ações educativas serão pautadas pela interação dialógica, desenvolvendo atividades que oportunizem momentos de trocas de saberes e estimulem o protagonismo e autonomia dos clubistas, valorizando seus conhecimentos e ampliando suas perspectivas. Têm-se ainda, a intenção de despertar a curiosidade pelo campo das ciências, o espírito investigativo e o interesse pelo ensino e pesquisa. O projeto visa aproximar os estudantes do fazer científico, como um processo desenvolvido na universidade, estabelecendo conexões com seu cotidiano e possibilitando a construção de novos conhecimentos. Pretende-se assim, aproximar o museu e as escolas situadas no território, estabelecendo uma comunicação dialógica e tendo os estudantes como sujeitos ativos e participantes.
Coordenação: Aline Miranda e Souza e Laís Borges de Azevedo Mota
Contato: ciencianaquinta@mn.ufrj.br
Resumo: O Projeto O Museu Nacional Vive nas Escolas tem como objetivo promover, por meio da educação museal, o compartilhamento e a troca entre os saberes e os conhecimentos produzidos na Universidade e nas Escolas, realizando mostras semanais em instituições de Educação Básica situadas no município do Rio de Janeiro e em algumas cidades da Região Metropolitana do Estado. São levados até as escolas cerca de 42 itens da Coleção Didático-científica, previamente selecionados pelas instituições de ensino. Neste modelo de exposição a nossa proposta é a de levar a experiência de tocar os itens da Coleção, beneficiando também as pessoas com deficiência. Essas ações estão atreladas a atividades educativas externas e à formação de estudantes de vários cursos de graduação da UFRJ, propondo a reflexão sobre o seu campo de atuação e junto aos servidores da SAE, pesquisam novas atividades educativas, sensibilizando-se sobre a importância de sair dos muros institucionais e alcançar novos públicos. Neste sentido, consideramos a relevância social deste projeto, pois estimula o interesse ao conhecimento científico e propõe experiências significativas para toda a comunidade escolar.
Coordenação:Sheila Nicolas Villas Boas e Laís Borges de Azevedo Mota
Contato: mnvivenasescolas@mn.ufrj.br
O projeto “Museu Nacional ocupa a Quinta: Encontros com a comunidade” visa a promoção de ações de Educação Museal e de Popularização da Ciência vinculadas ao Parque da Quinta da Boa Vista, tendo como foco aqueles que o visitam, bem como também aqueles que, de diferentes maneiras, ocupam esse território. O diálogo com os públicos se dará por meio de: i) ações de educação museal online (postagens interativas nas redes sociais digitais e da elaboração de um roteiro – textos e vídeos – de visita autônoma ao Parque), ii) visitas realizadas por educadores com o público no Parque e iii) promoção de debates sobre a Quinta da Boa Vista, com a participação de pesquisadores, gestores e sociedade civil. O projeto busca contribuir para que diferentes segmentos da sociedade possam se apropriar e ressignificar os conhecimentos referentes à História, à Arquitetura, ao Paisagismo e à História Natural (fauna e flora) de um dos mais importantes, emblemáticos e populares espaços públicos da cidade do Rio de Janeiro, participando ativamente e colaborativamente da produção de novos conhecimentos acerca da Quinta e da construção da memória do Parque.
Coordenação: Andréa Fernandes Costa:e Sheila Nicolas Vilas Boas
Contato: andrea@mn.ufrj.br
O Clube Literário Encontros busca ampliar a rede dialógica com a comunidade de dentro e de fora do Museu a fim de promover o incentivo à leitura e a divulgação dos conhecimentos científicos socialmente produzidos em diálogo com a literatura. Os encontros se dão pela plataforma Google Meet, acontecendo no último sábado de cada mês. Nele é debatido um livro escolhido por um curador que pode ser um educador, pesquisador, técnico ou estudante de pós-graduação do Museu Nacional. A temática deve estar relacionada aos temas científicos pesquisados no Museu Nacional como Antropologia, Biologia, Arqueologia, Geologia, Paleontologia por meio da literatura, aproximando essas formas de conhecimento humano. Parte-se do pressuposto que tanto a literatura quanto a ciência buscam compreender o mundo, traduzi-lo, de uma certa forma, num movimento impulsionado pelo desejo de saber e de encontrar respostas.
Coordenação: Patrícia Braga do Desterro e Fernanda de Lima Souza
Contato: clubeliterarioencontros@mn.ufrj.br