Os objetivos desse projeto são entender a diversidade morfológica e molecular de espécies de poliquetas e outros anelídeos marinhos, assim como compreender a evolução das espécies, da morfologia, de formas corporais e de hábitos de vida desses animais.
O objetivo geral desse projeto é estudar os ecossistemas de costões rochosos do Norte Fluminense, incluindo suas características ambientais, a diversidade de organismos, a estrutura de comunidades, aspectos da ecologia trófica e dinâmica reprodutiva de organismos selecionados, a identificação de potenciais impactos antrópicos, além de propor ações de manejo, conservação e elaborar material educativo e atividades de educação ambiental.
O Departamento de Invertebrados do MNRJ/UFRJ participou de atividades de pesquisa e difusão científica do Projeto Ilhas do Rio entre 2011-2019, contribuindo com conhecimentos nas áreas de taxonomia e ecologia de invertebrados marinhos do Monumento Natural das Ilhas Cagarras e entorno. Este projeto tem produzido uma base de informações ecossistêmicas estratégicas à gestão desta Unidade de Conservação, incluindo a publicação de artigos, livros e mapas, dentre outros materiais, além da produção de documentários em vídeo. A maioria deste conteúdo está disponível em: ilhasdorio.org.br/publicações.
Este projeto tem como objetivo principal a determinação de abundâncias relativas de recursos pesqueiros demersais (200 a 2000 m) encontrados na costa central brasileira, entre Rio real (11o S) e o Cabo de São Tomé (22o S). Simultaneamente foram registradas informações ambientais (meteorológicas, oceanográficas e geológicas), além de dados biológicos de diversas espécies de peixes ósseos e cartilaginosos, cefalópodes e crustáceos encontrados nessa área.
Como parte do Census of Marine Life, o Mar Eco tem como objetivo investigar a diversidade animal ao longo das cadeias de montanhas submersas no oceano aberto. É um projeto internacional com cooperação de cientistas de 16 nações. O Mar Eco sul visa compreender a ocorrência, distribuição e ecologia de animais e comunidades animais ao longo da dorsal meso-atlântica. Financiado pela Fundação A. P. Sloan.
O principal objetivo da proposta é despertar o interesse de estudantes de graduação de outras instituições e estudantes do ensino médio e fundamental sobre os organismos Invertebrados, e disseminar o conhecimento científico produzido atualmente sobre eles. Foram realizadas oficinas em instituições de ensino fundamental onde trabalhamos espécies com importância médica e econômica, aspectos de morfologia e diferenciação/identificação de grupos de invertebrados e suas interações, além de conceitos evolutivos de inter relações entre grupos e suas origens, no contexto de sete grandes grupos de organismos invertebrados (crustáceos, moluscos, esponjas, equinodermos, cnidários, poliquetos, aracnídeos). Foi também elaborada uma página online onde o público fez perguntas sobre os Invertebrados, estas perguntas foram respondidas pelos docentes e alunos de pós-graduação e graduação do Departamento de Invertebrados do Museu Nacional.