A missão do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Botânica) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGBot), sediado no Museu Nacional, é formar profissionais dotados de espírito crítico-científico, empenhados no estudo das Ciências Biológicas por excelência e capazes de atuar na geração e transmissão de conhecimento acerca dos padrões, processos e conservação da biodiversidade brasileira. Paralelamente, que estes profissionais formados sejam sensíveis às questões sociais e políticas, desenvolvendo uma percepção social e educativa abrangente.
O Programa teve início em 1972, após aprovação do Curso de Mestrado pelo Conselho Universitário da UFRJ sendo, em 1976 credenciado pelo Conselho Federal de Educação. Devido a demanda do estado do Rio de Janeiro, em 1995, o PPGBot obteve aprovação para o funcionamento do Curso de Doutorado pelo Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) da UFRJ e foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES em dezembro de 2001, sendo o primeiro curso de Doutorado em Botânica no Estado do Rio de Janeiro e o oitavo no País.
Seu pioneirismo e constante dedicação de seus integrantes vêm, desde então, desempenhando importante papel na pesquisa pura e aplicada, bem como na formação de recursos humanos na área de Botânica. A sua expressão como um polo de formação e difusor de profissionais no cenário da educação nacional reflete-se nas centenas de dissertações de Mestrado e dezenas de teses de Doutorado defendidas (467 dissertações de Mestrado e 117 teses de Doutorado, até julho de 2021), bem como pela inserção de seus egressos em instituições de ensino e pesquisa, bem como no mercado de trabalho em geral.